Actividades
Up ] Nota Prévia ] Participantes ] [ Actividades ] Avaliação ] Considerações Finais ]

 

 

Domingo dia 6:

10.00 h – Recepção do grupo da Agaden no aeroporto de Vigo.

12.00 h – Alojamento do grupo na "Residencial dos Terceiros".

13.00 h – Almoço conjunto com os elementos da Urbe e da Agaden.

16.00 h – Descrição das actividades programadas para a semana do intercâmbio.

Apresentação da Associação em termos nacionais e em particular das actividade/projectos do Núcleo de Braga.

Breve apresentação/explicação da página da Urbe na Internet.

20.30 h – Jantar e tempo livre.

Segunda dia 7:

11.00 h: Visita guiada às "Caves do Vinho do Porto" em Gaia.

13.30 h: Almoço num restaurante típico da Ribeira.

15.00 h: Passeio de Eléctrico pelo Circuito da Foz do Douro.

17.00 h: Visita ao Centro Histórico do Porto e zona comercial.

20.00 h: Jantar e convívio na noite do Porto.

 

Terça dia 8:

10.00 h: Visita guiada ao Mosteiro de S.Martinho de Tibães, apresentado como exemplo de recuperação do património arquitectónico em contexto urbano.

13.00 h: Pic-Nic junto ao lago do Bom Jesus do Monte, após subida pelo Elevador.

 

 

14.30 h: Visita guiada ao Bom Jesus do Monte, levada a cabo por uma colaboradora da Urbe-Braga licenciada em História, que explicou o contexto histórico e arquitectónico do "ex-libris" da cidade. Descida pelo escadório do Bom Jesus com as devidas explicações de todos os elementos que integram esse percurso.

20.00 h: Jantar e tempo livre.

Quarta dia 9:

09.45 h: Visita guiada ao Centro Histórico da Cidade de Braga, efectuada por um funcionário da Câmara Municipal, que teve a preocupação de apresentar uma perspectiva de evolução da cidade, desde a formação Castreja, passando pela fundação da cidade Braccara Augusta (romana), mostrando centro histórico medieval e os monumentos barrocos e finalizando com uma breve panorâmica sobre Braga actual, nomeadamente no que diz respeito à preservação e restauração do património arquitectónico desta cidade.

13.00 h: Almoço no centro histórico de Braga

14:30 h: Participação do grupo da Agaden numa actividade da Urbe-Braga, inserida no projecto "Revelar Braga". Desta actividade fez parte um debate na Escola Secundária de Maximinos sobre "Espaços Públicos" em que o grupo de Espanha participou activamente através de uma troca de experiências com os alunos acerca da realidade das duas cidades.

Nesta actividade foi apresentado um video sobre a cidade de Cádiz e foi criado, em conjunto pelos elementos da Agaden e da Urbe e pelos alunos da Escola Secundária de Maximinos. um cartaz subordinado à temática do debate.

 

20.00 h: Jantar e noite cultural com um concerto de música acústica num bar da cidade de Braga.

 

 

 

 

Quinta dia 10:

9.30 h: Visita guiada ao Centro Histórico de Guimarães, efectuada por um técnico da Câmara Municipal daquela cidade. Para além da contextualização histórica da cidade e visita aos seus principais monumentos, pretendeu-se explicar as políticas de reabilitação deste Centro Histórico, reconhecidas como exemplares.

 

12.00 h: Encontro nas instalações da Braval, na Póvoa de Lanhoso, para dar a conhecer a política de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em vigor no nosso país.

Este encontro consistiu numa apresentação do projecto da instalação e funcionamento do Aterro Sanitário Intermunicipal gerido pela Braval e visita ao próprio Aterro, com a presença da Engenheira Técnica responsável e do Administrador Delegado.

 

13.00 h: Almoço na Póvoa de Lanhoso num restaurante típico.

15.30 h: Encontro na Câmara Municipal de Braga com o Veredor do Urbanismo Dr. Nuno Alpoim, o Arq. Pedro Feio que integra a equipa de técnicos da Divisão de Renovação Urbana e o Dr. Cunha responsável pelo Gabinete Municipal de Arqueologia.

Nesta reunião foram abordadas as políticas ambientais da autarquia (Estação de Tratamento de Águas Residuais, Sistema de Abastecimento de água em todo o Concelho e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos), assim como as políticas de recuperação arquitectónica, de revitalização do centro histórico, de tratamento dos espaços públicos urbanos e de salvaguarda do património arqueológico.

Tratou-se de um momento de grande importância, que permitiu aos elementos da Agaden perceberem as diferenças de intervenção urbanística existentes entre a cidade de Braga e a cidade de Cádiz.

20.30 h: Jantar e tempo livre.

Sexta dia 11:

09.30 h: Visita conduzida por uma Guia Rural à Geira Romana do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O percurso de 12 Km pela Geira Romana permitiu imprimir à visita uma componente histórica em paralelo com a explicação sobre a fauna e a flora da região, tema de bastante interesse para a associação espanhola.

13.00 h: Pic-Nic no Parque Nacional Peneda-Gerês

15.30 h: Visita guiada ao "Centro de Recuperação de Animais", instalado na Mata da Albergaria sob responsabilidade do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Esta visita foi conduzida por um veterinário do Centro, que procurou explicar o funcionamento e as etapas porque um animal passa desde a sua chegada ao Centro até ao momento em que é colocado novamente em liberdade, no seu habitat natural.

Tivemos a oportunidade de observar de muito perto algumas espécies protegidas deste Parque, como a águia real, o abutre, o grifo, o bufo, a raposa, etc.

17.30 h: Regresso a Braga com tempo livre até ao jantar.

20.00 h: Jantar de despedida em Braga na casa de um dos elementos da Urbe, o que permitiu aos elementos da Agaden conhecerem uma casa e uma família portuguesas.

 

 

 

Sábado dia 12

Manhã livre, uma vez que, a visita programada ao Museu dos Biscainhos foi cancelada em consenso, devido à intensidade das actividades anteriores e ao escasso tempo livre durante a semana.

13.00 h: Almoço

14.30 h: Avaliação do Intercâmbio

15.00 h: Passeio pelo Rota do Alto Minho com paragem para uma breve visita em: Ponte de Lima; Moledo do Minho; Caminha e Vila Nova de Cerveira.

20.00 h: Passeio e jantar no interior das muralhas de Valença do Minho.

23.30 h: Noite de diversão em Vigo.

Domingo dia 13

06.25 h: Regresso do grupo da Agaden a Cádiz