Avaliação
Up ] Nota Prévia ] Participantes ] Actividades ] [ Avaliação ] Considerações Finais ]

 

O balanço final que fazemos do intercâmbio é extremamente positivo, uma vez que os objectivos inicialmente propostos foram alcançados.

Esta nossa convicção ficou reforçada pela avaliação externa dos elementos da Agaden que nele participaram e que pode ser comprovada pela leitura dos seus questionários apresentados em anexo.

A avaliação directa diz respeito às actividades que foram programadas para que a associação visitante tivesse a melhor percepção possível acerca da temática a trabalhar, mas diz também respeito a factores que, indirectamente, podem influenciar o sucesso de um intercâmbio, como é o caso do alojamento, dos transportes e da alimentação.

Relativamente ao alojamento, a opção de não alojar os membros da Agaden no Instituto Português da Juventude, prendeu-se com dois factores para nós essenciais: por um lado, a maior privacidade e flexibilidade de horários que a residencial lhes proporcionava e, por outro lado, o facto da residencial se encontrar no centro histórico da cidade.

Este último factor pareceu-nos de extrema importância uma vez que deste modo estavam facilitadas as deslocações pedonais na cidade nos tempos livres e durante as saídas nocturnas.

A questão dos transportes foi assegurada por elementos da Urbe que durante a semana disponibilizaram em exclusivo as suas viaturas para o efeito. Quando se proporcionou foram utlizados transportes públicos, caso da visita ao Porto em que se fez um passeio de eléctrico e se utilizou os autocarros da cidade.

A alimentação teve lugar, quase em exclusivo, em restaurantes. Procurou-se dar a conhecer o que de típico cada cidade tinha para oferecer, caso do almoço e jantar no Porto; do almoço no Castelo da Póvoa de Lanhoso e de todas as refeições em Braga.

Os dois pic-nic foram enquadrados em dias com actividades propícias ao contacto com a natureza: visita ao Bom Jesus e à Geira Romana no Gerês.

O jantar de despedida teve lugar na casa de um dos membros da Urbe, proporcionando-se assim um clima descontraído e mais intimo, bem como uma oportunidade para os elementos da Agaden interagirem com uma família bracarense.