Centro de Formação da URBE
Nem sempre é possível conciliar o tempo disponível com a exigência de regularidade e periodicidade da formação clássica, designadamente numa Pós-graduação. Os esquemas de formação comerciais exigem, por vezes, a frequência de vários módulos para obter um determinado conhecimento específico. As inscrições com grande antecedência não permitem prever disponibilidades pessoais ou profissionais.
Foi a pensar em problemas semelhantes que se concebeu este Sistema de Formação, disponível para interessados de todo o País, incluindo Açores e Madeira.
A Urbe é uma entidade formadora devidamente creditada.
Através do Centro de Formação da Urbe, é possível aceder a módulos de formação e a Pós-graduações.
O interessado pré-inscreve-se sem pagar, excepto no caso dos módulos obrigatórios, e paga apenas os módulos que frequenta quando são marcados. Em cada módulo frequentado acumula créditos para uma Pós-graduação, opcional e que pode completar ao longo de quatro anos. Cada Pós-graduação exige um total de 32 créditos e 80 horas de formação. Cada crédito equivale a 2,5 horas.
As entidades públicas e privadas podem:
- adquirir um módulo integral, que é realizado onde e na data que a entidade determina, para os formandos que a entidade designa;
- adquirir um módulo aberto, que é realizado onde e na data que a entidade determina, para os formandos designados pela entidade e para outros interessados externos que se inscrevam;
- inscrever os dirigentes e colaboradores para formação profissional ou Pós-graduação, adquirindo a frequência nos módulos obrigatórios (módulos A);
- inscrever simplesmente os colaboradores em quaisquer módulos, para formação profissional certificada.
Os interessados individuais podem:
- inscrever-se para uma Pós-graduação, adquirindo a participação nos módulos obrigatórios (o conjunto dos módulos A);
- inscrever-se em parte dos módulos A;
- pré-inscrever-se noutros módulos. Cada pré-inscrição é válida por dois anos.
Nos dois últimos casos pode-se aderir a uma Pós-graduação em qualquer altura, sendo contabilizados os créditos obtidos nos módulos já frequentados, que prescrevem apenas ao fim de quatro anos.
A formação profissional em módulos é acessível a licenciados e a técnicos não licenciados com currículo justificativo da frequência. A inscrição para o trabalho final de Pós-graduação só é acessível a licenciados.
Funciona assim:
1. Existe uma lista de módulos sobre Reabilitação Urbana, Habitação, Transportes Urbanos, Urbanismo, Ambiente Urbano, Gestão Urbana e Ordenamento do Território. Cada módulo constitui uma acção de formação de 5 horas, ministrada num dia.
2. O interessado faz uma pré-inscrição gratuita para os módulos que lhe interessam. Quando a Urbe tiver o número mínimo de pré-inscritos, ou o interesse duma entidade, marca a realização para os dois meses seguintes, na região para onde existem mais pré-inscritos.
3. Anunciados o local e a data da realização do módulo, os interessados podem inscrever-se, pagando a formação.
Como funcionam as Pós-graduações neste sistema livre?
1. Por cada módulo frequentado é emitido um Certificado de Formação Profissional, nos termos legais, com valor curricular. Este Certificado significa a obtenção de dois créditos para uma Pós-graduação.
2. Cada Pós-graduação é constituída por um conjunto de módulos e um trabalho final:
a) Módulos do tipo A* – são de frequência obrigatória, idênticos para todas as Pós-graduações– (ver lista de módulos disponíveis em conferências);
b) Módulos do tipo B* – são de frequência obrigatória e diferentes para cada Pós-graduação– (ver lista de módulos disponíveis em cursos);
c) Módulos do tipo C* – são de frequência livre. Cada Pós-graduação permite frequentar vários módulos deste tipo, cumprindo créditos – (ver lista de módulos disponíveis em cursos).
Após a realização dos créditos necessários, pode inscrever-se para obter o diploma de Pós-graduação, que é emitido por um parceiro do ensino superior e implica a realização de um trabalho final e a respectiva avaliação. Esta inscrição requer o pagamento de uma propina, que pode ser repartida em duas vezes.
3. O registo das presenças em conferências e seminários da Urbe, designadamente Fóruns de Urbanismo, dão direito a diploma com créditos para a Pós-graduação.
4. O Instituto Superior de Entre Douro e Vouga realiza a orientação metodológica e a avaliação, emitindo o respectivo diploma de pós-graduação, quando a avaliação for positiva. A Urbe realiza a orientação técnica. As duas entidades podem acordar numa distribuição diferente de responsabilidades, quando o tema proposto pelo formando beneficie com isso.
A organização do sistema decorre sob responsabilidade directa da Urbe.
Para além do novo sistema, mantêm-se vários cursos financiados nas regiões Norte e Centro.
Chamamos a sua particular atenção para as pós-graduações em Auditor de Habitação: são uma parceria institucional entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente [MCOTA] e a URBE. Esta parceria destina-se a prover cada município do país com, pelo menos, um especialista em políticas de habitação, creditado pela administração central.
Para informações adicionais:
Urbe - Núcleos Urbanos de Pesquisa e Intervenção
Rua do Conde Redondo, n.º 117, 3.º andar
1150-104 Lisboa
Departamento de Formação - Drª. Rita Fulgosa
Tlm: +351 968 253 733/ +351 933 011 933/ +351 912 632 760
Telf.: +351 213 154 276
Fax: +351 213 300 495
E-mail: formacao.urbe@mail.telepac.pt